Beleza , saúde, qualidade de vida, estilo ...

Permita ao mundo saber como você faz para brilhar a luz do bem viver!!

A maquiagem natural é melhor?



Os cosméticos não se dividem apenas entre “natural” e “convencional”.
Há diversos tipos de rótulos, como:
- Natural: alguns dos ingredientes vêm da natureza (não sintético).
- 100% natural: todos os ingredientes vêm da natureza.
- Feito com ingredientes orgânicos: a maioria dos ingredientes tem um padrão “orgânico”, o que significa que nenhum pesticida sintético foi usado no cultivo dos ingredientes e que os métodos de cultivo enfatizam a conservação.
- Orgânico: quase todos os ingredientes têm um padrão “orgânico”
- 100% orgânico: todos os ingredientes têm um padrão “orgânico”

O problema é que os rótulos são definidos livremente. Não há um padrão para um cosmético “natural” ou “orgânico”, então em alguns casos esses rótulos não significam muita coisa. Mas chegaremos nisso na próxima seção.

Alguns ingredientes são apontados como potenciais cancerígenos, mas "sintético" nem sempre significa menos saudável.
Ao menos em teoria, um cosmético natural ou orgânico não contém nada sintético.
Por exemplo, o corretivo facial da marca de maquiagem mineral Earths Beauty contém óxido de zinco, jojoba orgânica, cera de abelha, mica e óxido de ferro; o corretivo de longa duração Loreal Air Wear contém água, ciclometicona, trimetilsiloxisilicato, butileno glicol, nitreto de boro, retinil palmitato, alantoína, cetil dimeticona copoliol, bisabolol, sesquioleato de sorbitan, meticona, EDTA tetrassódico, metilparabeno, propilparabeno, mica e óxido de ferro – mais um monte de outros ingredientes do tipo [fontes: ANC, ePinions].

A maior diferença entre um desodorante natural e um normal são os conservantes. Os normais usam conservantes químicos, alguns possivelmente perigosos. Triclosano e parabeno, por exemplo, são associados ao câncer e a distúrbios do sistema endócrino. Outros produtos, como esmalte e spray para o cabelo, contêm ftalatos, que podem interferir com os processos endócrinos e potencialmente os sistemas reprodutivos. Produtos verdadeiramente naturais ou orgânicos não devem conter nenhum desses ingredientes.

Isso significa que eles geralmente têm uma vida útil menor que os produtos convencionais, já que não contêm conservantes. E isso pode significar que os cosméticos naturais são mais saudáveis, já que eles não contêm ingredientes sintéticos que podem ou não interromper os processos naturais do nosso corpo. Mesmo assim não há evidência definitiva se ingredientes potencialmente prejudiciais podem fazer mal se “consumidos” na forma de cosméticos.

Existe também muito pouca evidência de que os cosméticos naturais são melhores para sua pele ou cabelo do que os convencionais. Para pessoas com pele sensível, conservantes sintéticos podem irritar, então essa é uma razão para usarem os naturais. Mas é na verdade uma questão de preferência: algumas pessoas acreditam que “sintético” significa “não saudável”. Outros acreditam que “natural” não é necessariamente “seguro”, e confiam na Cosmetic Ingredient Review (que revê e avalia a segurança dos cosméticos nos EUA) para manter os ingredientes perigosos fora das prateleiras.

Uma área em que os cosméticos naturais se excedem é a dos produtos verdes – mas apenas se têm um rótulo orgânico confiável. Um cosmético com rótulo do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) é provavelmente feito de uma maneira mais “verde” do que o rótulo de um cosmético natural.

Isso nos leva ao ponto mais polêmico dos cosméticos naturais: o rótulo.
Nesse caso, nem todos os rótulos são feitos da mesma maneira.